Departamento de Identificação

INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO DO PARANÁ - IIPR

URGÊNCIA PARA A CONFECÇÃO DO DOCUMENTO DE IDENTIDADE

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) informa que os agendamentos da Carteira de Identidade estão temporariamente suspensos, em razão das medidas de prevenção adotadas contra o novo coronavírus. 

Porém, cidadãos que tiverem urgência para a confecção do documento devem comparecer ao posto do Instituto de Identificação de sua localidade e comprovar a sua necessidade.


Para solicitar a 2ª Via FÁCIL:  

ATENÇÃO: Devido a pandemia do novo Coronavírus, a expedição da 2ª Via Rápida poderá demorar mais que o prazo habitual em virtude das medidas de segurança adotadas para a proteção da saúde dos funcionários, que fazem a impressão, envio e recebimento dos documentos.

Clique aqui e solicite a sua 2º Via Rápida

CARTEIRA DE TRABALHO
Agora a Carteira de Trabalho é digital e pode ser acessada pelo computador ou pelo aplicativo CTPS Digital. Ela não exige mais o número do PIS; o número é o mesmo do seu CPF e dá acesso a todo histórico e dados profissionais
  • Obter a Carteira de Trabalho Digital

Para obter a Carteira de Trabalho Digital, você vai precisar:

- do número do CPF

- criar uma conta autenticada no gov.br

 Aplicativo móvel :  Para Android ou para iOS.

 Web :  Solicitar

  • Obter a Carteira de Trabalho em papel

Apenas os trabalhadores contratados por órgãos públicos e organismos internacionais devem utilizar a Carteira de Trabalho em papel.

Para obtê-la você deverá encaminhar o pedido de agendamento de atendimento por e-mail, de acordo com o estado onde reside.

E-mail: trabalho.pr@economia.gov.br.

Documentação em comum para todos os casos
  • Apresentar:

    - CPF
    - Documento oficial de identificação com foto, nome, data, município e estado de nascimento, filiação, número, órgão e data de emissão;
    - Comprovante de residência com CEP;
    - Comprovante do estado civil: Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado), com averbação(se separado, divorciado ou viúvo)
    - Foto 3x4 colorida, recente e com fundo branco (apenas para as localidades no estado de São Paulo que ainda emitem a CTPS do modelo manual.

Para estrangeiros:
  • Apresentar também:

    - Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM (antiga CIE) ou Protocolo da Polícia Federal;

    - Diário Oficial da União - em caso de autorização de residência concedida pelo Ministério da Justiça.

Vídeo tutorial: "Como acessar a Carteira de Trabalho Digital"

 
 
MINISTÉRIO DA DEFESA: ALISTAMENTO MILITAR
 
Piraquarenses que completam 18 anos durante o ano de 2021 já podem fazer o alistamento militar obrigatório. O prazo teve início no dia 01 de janeiro e segue até o dia 30 de junho. A inscrição deve ser feita por meio da plataforma digital disponibilizada pelas Forças Armadas. A Junta Militar de Piraquara, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, também faz o alistamento para quem eventualmente não tenha acesso a internet.

Quem perder o prazo estará em débito com o Serviço Militar, o que causa restrições para obter ou prorrogar validade de passaporte, inscrever-se ou assumir cargos públicos, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, obter carteira profissional ou registro de diploma de profissões liberais, entre outros.

 Alistamento online 

ACESSE O SITE DAS FORÇAS ARMADAS

O alistamento online consiste em possibilitar o preenchimento dos dados individuais pelo próprio usuário. É necessária a utilização dos dados do CPF e de qualquer um dos seguintes documentos:

- Certidão de Nascimento; 

- Certidão de Casamento; 

- Nacionalização; 

- Registro Geral (Identidade); 

Caso não possua CPF, faça sua inscrição no cadastro de contribuintes acessando a Receita Federal.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico 

Departamento de Identificação

Telefones para contato:

Identificação 3590 3304

CTPS/SINE 3590 3303

Agência do Trabalhador 3673 2406

Expediente:
2ª a 6ª das 08h às 12h e das 13h às 17:00h

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 81 - Centro 

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