A Polícia Civil do Paraná (PCPR) informa que os agendamentos da Carteira de Identidade estão temporariamente suspensos, em razão das medidas de prevenção adotadas contra o novo coronavírus.
Porém, cidadãos que tiverem urgência para a confecção do documento devem comparecer ao posto do Instituto de Identificação de sua localidade e comprovar a sua necessidade.
ATENÇÃO: Devido a pandemia do novo Coronavírus, a expedição da 2ª Via Rápida poderá demorar mais que o prazo habitual em virtude das medidas de segurança adotadas para a proteção da saúde dos funcionários, que fazem a impressão, envio e recebimento dos documentos.
Para obter a Carteira de Trabalho Digital, você vai precisar:
- do número do CPF
- criar uma conta autenticada no gov.br
Aplicativo móvel : Para Android ou para iOS.
Web : Solicitar
Apenas os trabalhadores contratados por órgãos públicos e organismos internacionais devem utilizar a Carteira de Trabalho em papel.
Para obtê-la você deverá encaminhar o pedido de agendamento de atendimento por e-mail, de acordo com o estado onde reside.
E-mail: trabalho.pr@economia.gov.br.
Apresentar:
- CPF
- Documento oficial de identificação com foto, nome, data, município e estado de nascimento,
filiação, número, órgão e data de emissão;
- Comprovante de residência
com CEP;
- Comprovante do estado civil: Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado), com averbação(se
separado, divorciado ou viúvo)
- Foto 3x4 colorida, recente e com fundo branco (apenas para as localidades no
estado de São Paulo que ainda emitem a CTPS do modelo manual.
Apresentar também:
- Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM (antiga CIE) ou Protocolo da Polícia Federal;
- Diário Oficial da União - em caso de autorização de residência concedida pelo Ministério da Justiça.
Vídeo tutorial: "Como acessar a Carteira de Trabalho Digital"
Quem perder o prazo estará em débito com o Serviço Militar, o que causa restrições para obter ou prorrogar validade de passaporte, inscrever-se ou assumir cargos públicos, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, obter carteira profissional ou registro de diploma de profissões liberais, entre outros.
Alistamento online
ACESSE
O SITE DAS FORÇAS ARMADAS
O alistamento online consiste em possibilitar o preenchimento dos dados individuais pelo próprio usuário. É necessária a utilização dos dados do CPF e de qualquer um dos seguintes documentos:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- Nacionalização;
- Registro Geral (Identidade);
Caso não possua CPF, faça sua inscrição no cadastro de contribuintes acessando a Receita Federal.