Centro de Referência de Assistência Social - CRAS

17/05/2017

O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade de proteção social básica e é a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS. Ao acessar um grande número de famílias, as equipes dos CRAS buscam prevenir situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, ofertando serviços de caráter preventivo, protetivo e proativo por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e da realização de ações que promovem a garantia de direitos.

Os CRAS disponibilizam os seguintes serviços e programas:

PAIF - Programa de Atenção Integral a Família

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV

Atendimentos socioassistenciais 

Encaminhamento para o BPC - Benefício de Prestação Continuada

Benefícios Eventuais: cestas básicas e auxílio funeral

Inscrição no Programa Bolsa Família

Inscrição no Programa Leite das Crianças

Encaminhamento para atendimento jurídico

 


No município de Piraquara, existem dois CRAS:

CRAS Guarituba: localizado na Avenida das Orquídeas, 730 – Guarituba, conta com equipe técnica composta por assistentes sociais, psicólogo e educadores sociais. Atendimentos realizados das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira, exceto feriados. Contato: 3551-1077 ou 3551-1707.

CRAS Piraquara Solidária (PIRASOL): está localizado na Rua Francisco Leal, 513 – Vila Izabel, e dispõe em sua equipe técnica de psicóloga, assistente social, arte-educadora e educadores sociais. Atendimentos realizados das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira, exceto feriados. Contato: 3590 – 3423 ou 3590 – 3424.