SAÚDE - Publicado em: 25/11/2019

Teve início a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo

Teve início no dia 18 de novembro a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Esta etapa tem como objetivo vacinar a população de 20 a 29 anos contra a doença, mas assim como ocorreu na primeira fase todas as outras faixas etárias também poderão ser imunizadas.

Para ampliar o atendimento da população, todas as Unidades de Saúde de Piraquara estarão abertas neste sábado, dia 30 de novembro, das 8h às 17h, para realizar a vacinação contra o sarampo, atualização da carteirinha das crianças e também para emissão do comprovante de vacinação para as matrículas nas escolas e CMEIs.

A vacinação é a única forma de prevenção do sarampo. Do dia 01 de setembro até o momento, foram confirmados 12 casos de sarampo em Piraquara, e desses 50% estão entre 20 e 39 anos.  

Quem deve se vacinar contra o sarampo?  

- Crianças de 6 meses e menores de 5 anos que não tomaram vacina (1 dose com 12 meses de tríplice viral e outra dose com 15 meses de tetra viral)

- Crianças de 5 anos a adultos de 29 anos que não tomaram vacina deverão tomar 2 doses

- Adultos de 30 a 49 anos que não tomaram vacina, deverão tomar 1 dose

A vacina é contraindicada durante a gestação, pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.

O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e que mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.

 

 


Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: