ADMINISTRAÇÃO - Publicado em: 03/09/2019

Servidores de Piraquara participam de formação sobre Portal de Transparência

Servidores de todas secretarias municipais, Controladoria e Procuradoria Geral de Piraquara participaram na última quinta-feira, dia 29 de agosto, de uma formação sobre Portais da Transparência. Ministrada pela Prof.ª Dr.ª Caroline Muller Bitencourt, a ação teve como objetivo aprofundar os conhecimentos acerca da transparência municipal e Lei de Acesso à Informação.

Organizada pela Secretaria de Administração, a formação envolveu 76 servidores que atuam com indicadores de transparência, prestação de contas e pedidos de acesso à informação. Eles conheceram a legislação específica, os desafios e as ferramentas de transparência, além de uma pesquisa baseada em análises de diferentes portais da transparência do Brasil.

De acordo com a palestrante, o envolvimento dos servidores nesta discussão é de grande importância para a melhoria na divulgação de informações. "É um grande ponto para o aprimoramento dos portais, porque cada servidor conhece a especialidade do seu setor e consegue compartilhar as necessidades para que a informação que ele deseja comunicar chegue ao cidadão. Isso contribui para um governo aberto e transparente", ressaltou Bitencourt.

No final da formação, a Secretária de Administração, Mayara Farias de Souza Valach, destacou as mudanças propostas pela Prefeitura de Piraquara para facilitar o acesso da população às informações públicas. "Com a intenção de melhorar a transparência e o acesso à informação, o município irá publicar nos próximos dias decreto específico para a regulamentação do assunto. Nesse momento, é imprescindível a participação dos servidores e dos cidadãos para que o sistema seja aprimorado e a gestão seja de fato transparente."

Confira as fotos

Portal de Transparência de Piraquara

O Portal da Transparência de Piraquara permite que o cidadão consulte em tempo real a aplicação dos recursos públicos. A ferramenta foi desenvolvida com uma linguagem de fácil compreensão, de forma clara, objetiva e transparente, facilitando a pesquisa das informações.

O município também disponibiliza uma Central de Atendimento, por meio do site oficial (www.piraquara.pr.gov.br), onde o munícipe pode fazer solicitações, críticas e sugestões. Além do protocolo online, a população conta com o atendimento físico na sede da Prefeitura de Piraquara e na Regional do Guarituba.


Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: