SAÚDE - Publicado em: 26/11/2018

Sábado foi de conscientização do "Dia D" de combate à dengue

No último sábado (24) a Secretaria de Saúde de Piraquara, por meio da equipe de Vigilância Ambiental, promoveu ações de conscientização sobre o combate à dengue, no Centro e no bairro Guarituba. O "Dia D", como é chamado, é uma data específica para intensificar os cuidados com o Aedes Aegypti e com as doenças que o mosquito transmite.

Em duas estruturas montadas no calçadão da Avenida Getúlio Vargas e no estacionamento da Regional do Gurituba, os servidores distribuíram materiais informativos e orientaram a população. Também foram disponibilizadas cama elásticas, brinquedos infláveis e pipoca para as crianças.

Confira as fotos

Prevenção permanente

Além das ações de conscientização relacionadas ao "Dia D", o setor de prevenção à Dengue atua de forma ininterrupta no monitoramento da presença do mosquito em Piraquara, através de armadilhas ovitrampas e na inspeção quinzenal de logradouros com maior potencial de desenvolvimento de criadouros do mosquito transmissor da dengue, tais como cemitérios, borracharias, ferros-velhos e comércios de materiais recicláveis.

É importante ressaltar que os principais criadouros do mosquito transmissor da dengue ocorrem na água parada acumulada em vasos de plantas, pneus, latas e garrafas, caixas d´água, tonéis e baldes. Calhas de água entupidas e canos, ralos e vasos sanitários sem uso também podem ser um risco, assim como o recipiente de água de seu animal de estimação e o vaso de plantas aquáticas. Até o momento não existe confirmação do desenvolvimento de criadouros do mosquito transmissor da dengue em poças d'água, rios, águas pluviais (da chuva) acumulada no ambiente e em água suja ou de esgoto.

Sempre que um munícipe identificar uma área de risco ao surgimento do mosquito transmissor da dengue pode solicitar uma verificação do Setor de Prevenção à Dengue através da Ouvidoria da Saúde, no telefone 3590-3729.


Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: