SAMU de Piraquara já realizou mais de 1.000 atendimentos

Piraquara implantou em dezembro de 2016 o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU. Em seis meses, a equipe do município já realizou mais de 1000 atendimentos de diferentes naturezas. Em muitos casos, o serviço foi fundamental para o salvamento de vidas.

O SAMU foi viabilizado por meio de um Consórcio Metropolitano de Saúde entre Piraquara, Pinhais e Colombo. O serviço é disponibilizado 24h, por meio do telefone 192 que faz a regulação dos atendimentos. Os municípios contam com a cobertura de quatro unidades básicas móveis, com um profissional de enfermagem e um motorista socorrista, e uma de atendimento avançado, com profissional de enfermagem, motorista socorrista e um médico.

O serviço oferece o atendimento pré-hospitalar de urgência em qualquer lugar, seja em residências, locais de trabalho ou vias públicas. O serviço é destinado para emergências clínicas, obstetrícias, pediátricas, psiquiátricas, acidentes com produtos perigosos, entre outras situações com risco de morte.

Piraquara conta uma ambulância própria e profissionais capacitados para o atendimento preliminar de salvamento e posterior encaminhamento hospitalar.

Hoje, o SAMU garante para a população um serviço ágil e especializado, que contribui com o atendimento e no salvamento de vidas.

Confira algumas orientações do Ministério da Saúde sobre as situações em que se deve acionar o SAMU:

Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios; em casos de intoxicações; em caso de queimaduras graves; na ocorrência de maus tratos; em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto; em crises hipertensivas; em casos de afogamentos; em casos de choque elétrico; em acidentes com produtos perigosos.

Confira as fotos