PLANEJAMENTO - Publicado em: 06/02/2018

Projeto para requalificação do entorno da Barragem Piraquara II é apresentado

Preservar a grande riqueza natural e histórica, movimentar o turismo, além de possibilitar a prática esportiva aquática são alguns dos objetivos do projeto de requalificação para o entorno da barragem Piraquara II, na Colônia Santa Maria do Novo Tirol. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira (5), na Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral.

O projeto, cujos estudos tiveram início em 2015, foi elaborado em parceria pela Paraná Projetos, entidade vinculada à Secretaria do Planejamento, Sanepar com a participação da Prefeitura de Piraquara. “O foco é o desenvolvimento econômico sustentável da região, com ênfase na conservação ambiental, histórica e cultural, além de inventivo ao esporte”, afirmou o secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa Sobrinho.

O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, assistiu a apresentação do projeto e ressaltou importância do projeto para o município. “O projeto é excelente e entendeu perfeitamente a principal necessidade de Piraquara, que é equacionar a sua imensa área preservada (93%) com a necessidade de oferecer opções econômicas e de lazer à população”, destacou o prefeito.

Também participaram da apresentação o Secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Piraquara, Girlei Eduardo de Lima, o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Machado Requião; o superintendente do Paraná Projetos, Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, e Kátia Koti e Marta Takahashi, integrantes da equipe que desenvolveu o projeto.

AÇÕES - Estão previstas a restauração da Igreja Nossa Senhora da Assunção, na Colônia Santa Maria do Novo Tirol; a criação de espaço para eventos, oficina e comercialização de artesanato e produtos agroindustriais e locação de bicicletas, na Vila Tirol; potenciais investimentos em hospedagem e alimentação; pavimentação de estrada rural e criação de Parque Público, com investimento público ou privado, Casa da Memória e Casa de Pedra.

Com 128 anos, o município de Piraquara tem 110 mil habitantes. Seus mananciais são responsáveis por 50% do abastecimento de água da grande Curitiba. A Área de Preservação Ambiental (APA) é de 93%.

“Além de auxiliar na organização do uso do espaço, a proposta trará novas possibilidades de investimento, trabalho e lazer à população ”, comentou Tesserolli. Segundo o prefeito, a grande extensão de área preservada dificulta muito a instalação de empresas ou indústrias na região.

CRONOGRAMA – Nas próximas semanas serão formalizadas as assinaturas de contratos de programa e parcerias entre governo do Estado, Sanepar e o município. O projeto será então apresentado a possíveis investidores, comunidade e lideranças locais.

Integra a proposta os resultados da pesquisa exploratória realizada pelos parceiros nas proximidades da Represa do Piraquara II. O levantamento foi feito em setembro do ano passado. Os resultados foram compilados em forma de infográfico e apresentados na reunião.

A expectativa é que este documento constitua uma ferramenta de planejamento local e que auxilie na busca de parcerias e atração de investimentos para a região, visando transformar a Colônia Santa Maria do Novo Tirol em um pequeno polo turístico, a fim de desencadear um processo de desenvolvimento para a região.

Com informações e fotos da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral.

Mais fotos


Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: