Piraquara vai implantar estratégia para promoção do aleitamento materno

A Secretaria de Saúde de Piraquara inicia neste mês a implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil nas unidades de saúde do município. A "Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil", lançada em 2012, tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a implementação do programa em Piraquara estão programadas oficinas sobre alimentação complementar com as equipes das unidades de saúde. A formação será realizada durante o período da tarde nos dias 19 de maio na Unidade James Ribas Martins, 22 de maio na Unidade Sebastiana Batista de Souza e 24 de maio na Unidade Wanda Mallmann.     

Segundo a Portaria 1.920 de 2013, que institui a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, a Estratégia pretende:

  • contribuir para a redução de práticas desestimuladoras da amamentação e alimentação complementar saudável nas UBS, como a propaganda desenfreada de produtos que possam vir a interferir na alimentação saudável de crianças menores de 2 (dois) anos;
  • contribuir para a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância;
  • contribuir para o aumento da prevalência de crianças amamentadas de forma exclusiva até os seis meses de idade;
  • contribuir para o aumento da prevalência de crianças amamentadas até os 2 (dois) anos de idade ou mais;
  • contribuir para a diminuição da prevalência de crianças que recebem alimentos precocemente;
  • contribuir para o aumento da prevalência de crianças que consomem frutas, verduras e legumes diariamente;
  • contribuir para a diminuição de crianças que recebem alimentos não saudáveis e não recomendados, principalmente antes dos dois anos de idade; e
  • contribuir para a melhora no perfil nutricional das crianças, com a diminuição de deficiências nutricionais, de baixo peso e de excesso de peso.

Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: