SAÚDE - Publicado em: 09/10/2019

Piraquara realizou o I Encontro da Mulher e da Gestante

O I Encontro da Mulher e da Gestante de Piraquara aconteceu no sábado, 05 de outubro, no estacionamento da Regional do Guarituba. A ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher - CMDDM ofereceu diversas ações educativas, de saúde e bem estar para a população.

Ao longo do dia foram realizados testes rápidos, auriculoterapia, meditação, shantala, agendamentos de mamografia e exames preventivos, orientações de amamentação e saúde bucal, vacinação, cuidados com a mente, saúde do idoso, serviços da beleza e atendimentos para pessoas em situação de violência doméstica.

Um dos destaques do evento foi à apresentação artística da Cia de Patinação Rita Bomfati, que encenou o testemunho de uma família que sofria violência doméstica. As jovens patinadoras coreografaram a superação das dificuldades destes conflitos e que é possível encontrar um final feliz. E ainda a prática de danças circulares que envolveu o publico presente, além de um momento de interação dos participantes, os movimentos ajudam a liberar a mente, o coração, o corpo proporcionando o bem estar.

A Gerente de Saúde e Odontologia do Sesc Paraná, Alline Rodrigues, marcou presença na ação e reforçou a importância da realização dos exames preventivos, que estão sendo realizados na Unidade Movél de Saúde do SESC. "A nossa equipe é capacitada e dispõe de equipamento de ultima geração para atender a população, lembrando que a mamografia é indicada para mulheres de 50 a 69 anos e o exame preventivo de câncer de colo de útero para mulheres de 25 a 64 anos, que já tenham iniciado atividade sexual", destacou.

A Secretaria de Saúde Maristela Zanella, falou do empenho das equipes que organizaram o evento, com atividades diferenciadas para envolver as mulheres e gestantes de Piraquara. "Nós reunimos aqui diversas atividades, que reforçam o cuidado que temos com o público feminino. A gestão dedica um esforço especial para atender nossas gestantes e garantir todo o suporte em um dos principais momentos da vida delas e o evento de hoje é mais uma etapa desse atendimento", comentou.

A Primeira Dama de Piraquara e Presidente do CMDDM, Ana Elizabete Mazon Tesserolli, falou das ações da Campanha Piraquara Rosa, que estão sendo realizadas em todo o município. "O mês de outubro é dedicado à prevenção do câncer de mama, nós estaremos em vários locais públicos realizando o agendamento dos exames, Além disso, serão realizadas atividades alusivas à campanha, como a Caminha Noturna a Pedalada Rosa, além da tradicional Caminhada Piraquara Rosa, que acontecerá no dia 31 de outubro", reforçou Ana. 

Estiveram presentes o Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, o Vice-prefeito Josimar Froes, o Secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, os vereadores Amilton Lima e Marcelinho da Saúde, a Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer, Cristina Maria Rizzi Galerani, integrantes do Projeto Quebrando o Silêncio e Servidores Municipais.

Unidade Móvel Sesc - Saúde Mulher

A Unidade Móvel do SESC Saúde possui estrutura para realizar exames citopatologicos, mamógrafo digital e equipamentos para ações de educação. A unidade permanecerá em Piraquara até o dia 12 de novembro.

As mulheres interessadas poderão fazer os agendamentos diretamente no local, munidas das cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência e Cartão SUS.

Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: