TURISMO - Publicado em: 08/11/2018

Piraquara realizará a 13ª Caminhada e a 7ª Pedalada Internacional da Natureza

Nos dias 18 e 25 de novembro serão realizadas a 13ª Caminhada e a 7ª Pedalada Internacional da Natureza de Piraquara, respectivamente. Os tradicionais eventos, que fazem parte do calendário municipal de turismo, serão nas belíssimas paisagens dos mananciais da serra.

Em edições passadas, a caminhada e a pedalada reuniram pessoas de Curitiba e diferentes municípios da Região Metropolitana. Os passeios proporcionam o contato direto dos participantes com a natureza e não possuem caráter competitivo.  

A promoção é do Instituto Emater em parceria com a Prefeitura de Piraquara, com o apoio da Sanepar, Anda Brasil, e Rotary Club de Piraquara. As inscrições podem ser feitas até o dia anterior aos eventos pelo site do Ecobooking ou pessoalmente no dia das atividades. 

13ª Caminhada Internacional da Natureza

A 13° Caminhada Internacional da Natureza de Piraquara será realizada no dia 18 de novembro e terá um percurso de 13 quilômetros em estradas rurais e trilhas ecológicas. A concentração será às 08h30 no Parque Trentino, na Colônia Santa Maria do Novo Tirol. Durante o trajeto serão montados postos de apoio para o registro dos participantes.

A largada está marcada para as 09h. Para garantir o bom andamento da atividade, todo o percurso estará sinalizado, e uma equipe de apoio da Prefeitura e uma ambulância a estarão a disposição. As inscrições já podem ser feitas pelo site do Ecobooking.

7° Pedalada Internacional da Natureza

A 7° Pedalada Internacional da Natureza será no domingo seguinte à caminhada, no dia 25 de novembro. A concentração será às 08h30, também no Parque Trentino, na Colônia Santa Maria do Novo Tirol. Com um percurso de aproximadamente 25 quilômetros, a pedalada vai passar por belíssimas paisagens, entre estradas rurais, trilhas e propriedades particulares de acesso restrito.

Assim como na caminhada haverá postos de apoio para o registro dos participantes, e equipes da Prefeitura para eventuais problemas com as bicicletas, além de uma ambulância. 

História

A Caminhada Internacional da Natureza é de característica não-competitiva e tem sua origem na Europa como objetivo de movimentar a economia, valorizando o patrimônio e a comunidade local, assim como os atrativos turísticos dos municípios.

O evento é coordenado no país pela Anda Brasil, com o apoio da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV), juntamente com a Confederação Brasileira de Esportes Não Competitivos, e segue normas internacionais. A IVV tem mais de 7.000 circuitos de caminhadas distribuídos em 42 países.

Duração

Os participantes terão 8 horas para completar a Caminhada e a Pedalada. Como são esportes de contemplação da natureza, não competitivos, fica a critério do participante o tempo do percurso, desde que a chegada seja até as 17h.

Dicas

O passeio pode ser feito sozinho ou em grupos, seja familiar ou de amigos, sem limite de idade. Não esqueça de roupas leves, calçado adequado, boné, repelente, protetor solar, mochila, entre outros. Para aqueles que preferem pedalar, sugerimos levar um kit básico de reparos para garantir que seja realizado o percurso inteiro.

Mais informações: (41) 3590-3321


Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: