ASSISTÊNCIA SOCIAL - Publicado em: 10/07/2018

Piraquara conclui Plano de Desenvolvimento Socioterritorial do Conjunto Habitacional Vista da Serra

No dia 28 de junho, foi apresentado o relatório final de toda a execução do Plano de Desenvolvimento SocioTerritorial (PDST) com as 341 famílias do Conjunto Habitacional Vista da Serra. O plano, obrigatório nos empreendimentos habitacionais de caráter social do Ministério das Cidade, foi contratado e gerido pela Prefeitura de Piraquara e desenvolvido pela empresa Emancipar com ações de orientação e acompanhamento socioterritorial, reuniões com moradores, oficinas educativas, capacitações profissionais e campanhas de sensibilização com a comunidade que foi estabelecida em 2015 a partir da entrega das moradias. 

O evento, realizado no próprio Conjunto Habitacional, foi de encerramento das atividades executadas nos últimos quinze meses. Durante toda a tarde, moradores receberam certificados de participação dos cursos realizados e viram fotografias de momentos de cada etapa do projeto. O cronograma de ações e atividades realizadas tiveram como base reuniões e pesquisas feitas com a comunidade nas primeiras etapas do Projeto de Trabalho Social que antecedeu a elaboração e execução do PDST. 

Confira as fotos do evento de encerramento

Etapas do Projeto de Trabalho Social

Em março de 2017, teve início a primeira etapa do Projeto de Trabalho Social. O "Diagnóstico Participativo" consistia em uma pesquisa de campo realizada com as 341 famílias do conjunto com o objetivo de levantar as potencialidades e limitações da comunidade. Na segunda etapa, a "Mobilização Social", foram identificadas as lideranças e realizadas capacitações sobre organização comunitária e prevenção da violência.

A partir do diagnóstico, foi elaborado o Plano de Desenvolvimento SocioTerritorial.  A aplicação deste foi realizada a partir de quatro eixos principais: Mobilização, Organização e Fortalecimento Social, Educação Ambiental e Patrimonial, Acompanhamento e Gestão Social da Intervenção e também o Desenvolvimento Socioeconômico.

De acordo com os resultados apresentados pela empresa Emancipar, as ações desenvolvidas refletiram no ambiente organizacional da comunidade, na convivência entre os moradores e no desenvolvimento profissional das pessoas. A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Assistência Social, dará continuidade às capacitações e demais ações para propiciar melhores condições às famílias, inserção no mundo do trabalho e fortalecimento da comunidade.

Confira as fotos de algumas atividades realizadas com a comunidade

Dia de oficinas

Curso de corte de cabelo

Capacitação


Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: