CULTURA, ESPORTE E LAZER - Publicado em: 03/10/2017

I Conferência Municipal de Política Cultural foi realizada em Piraquara

Na última sexta-feira (27) foi realizada a I Conferência Municipal de Política Cultural, organizada pela Prefeitura de Piraquara por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. O evento ocorreu no Centro da Juventude e contou com a participação de 80 pessoas, entre elas a Secretaria da pasta, Cristina Maria Rizzi Galerani, a Primeira Dama, Professora Ana Elizabete Mazon de Souza Tesseroli, do presidente do Fórum Metropolitano de Cultura, Pedro Gonçalves e de representantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Durante o evento foram debatidas e deliberadas as propostas anteriormente levantadas nas cinco pré-conferências realizadas no mês de agosto. Estas propostas foram dividias em três dimensões, simbólica, cidadã e econômica, e resultaram no Plano Municipal de Política Cultura. Além disso, para discutir “Políticas Públicas de Cultura e as Cidades: desdobramentos, possibilidades e resistências”, esteve presente o antropólogo e Secretário Municipal de Educação em Almirante Tamandaré, Juciê Parreira.

A Conferência contou com apresentações culturais do município e participação do Coral da Aldeia Guarani Araçaí. Ao fim do evento, foi realizada a eleição do Conselho Municipal de Política Cultural. Durante as pré-conferências, os participantes puderam pleitear vagas a fim de participar diretamente das ações relacionadas à Política Cultural do município.

Confira as fotos

Conselho Municipal de Política Cultural

No final da Conferência Municipal, foi estabelecido o novo Conselho Municipal de Política Cultural, que passa a atuar no mês de outubro, com mandato de dois anos. Todas as reuniões do Conselho Municipal são públicas e terão suas informações divulgadas com antecedência, para que todo munícipe tenha a oportunidade de participar das ações do poder público.

Representantes do Estado: Cristina Maria Rizzi Galerani, Luiz Carlos Heleno, Regina Almeida, Ricardo Kletlinguer, Lisiane Krolikovski, Fabiano Monteiro, Shuélen Theodoro M. de Lima, Fernanda Biss da Cruz, e Terezinha Pacheco dos Santos

Representantes da Sociedade Civil: Cesar A. Matos, Julio Cezar Thomaz, Rafael Florentino Camargo, Leandro C. de Oliveira, Angelo Stroparo, Luiz C. Gonçalves, Luci Jacomel Kowalczuk, Antonie Ramos, Paulo Roberto Oliveira, Kamille Bhianca de Almeira, e Jeferson Bueno.*

*Os representantes da sociedade civil são oriundos das seguintes áreas de atuação: literatura, patrimônio cultural, redes culturais, arte circense, associações culturais, redes cooperativas, associação de moradores, música, e de agentes de cidadania.

Propostas a serem incluídas no Plano Municipal de Política Cultura

•   Estabelecer junto com a comunidade indígena uma agenda de trabalho objetivando a colaboração para desenvolvimento de atividades de interação

•   Instituir uma política voltada à formação de uma consciência histórica que incentive a valorização e a preservação do patrimônio material e imaterial.

•   Garantir a continuidade das atividades oferecidas nos espaços de cultura, esporte e lazer, com fluxos definidos de agenda, orçamento, contratação de profissionais/instrutores, e outras demandas afetas.

•   Implantar no município um Programa para formação de agentes culturais.

•   Promover ações de formação para a diversidade, proteção e salvaguarda do direito à memória e identidades.

•   Criar uma fundação cultural para o município.

•   Elaborar material a partir de estudo sobre qualidade da alimentação e hábitos alimentares, resgatando as questões históricas e culturais do município.

•   Promover feiras permanentes de comercialização de produtos orgânicos, em parceria com políticas das áreas aliadas a atividades de manifestações culturais e de lazer: música, dança, e outras, com espaço para atividades junto a todos os públicos.

•   Promover ações que fomentem o Ecoturismo em suas amplas opções, visando a implantação de produtos turísticos em consonância com as vocações do município.


Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: