Criado em 12/06/2019

Gestantes de Piraquara recebem atendimento especializado no COMESP

*

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio das Unidades Básicas de Saúde, presta suporte completo para as gestantes do município por meio do Programa de Atenção Materno-Infantil. Entre os serviços prestados, está o atendimento especializado para as gestações consideradas de risco no COMESP - Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná.

Descoberta a gravidez, as mulheres são estratificadas como gestantes de Risco Habitual, Risco Intermediário ou Alto Risco, baseado na Linha Guia da Rede Mãe Paranaense.

RISCO HABITUAL

Gestantes que não apresentam fatores de risco individual, sociodemográficos, de história reprodutiva anterior, de doença ou agravo.

RISCO INTERMEDIÁRIO

Gestantes com fatores de riscos relacionados às características individuais:

Gestantes negras ou indígenas;

Gestantes menores de 15 anos ou maiores de 40;

Gestantes analfabetas ou com menos de três anos de estudo;

Gestantes com histórico de óbito em gestação anterior (aborto, natimorto ou óbito).

ALTO RISCO

Cardiopatias e Pneumopatias

As grávidas classificadas como risco intermediário, são direcionadas a um atendimento multidisciplinar no COMESP, localizado em São José dos Pinhais. O serviço é custeado por Piraquara e os demais municípios da Região Metropolitana de Curitiba, onde a paciente tem acesso a consultas, exames e tratamento especializado em um único local.

Todas as terças e quartas-feiras um ônibus da Prefeitura de Piraquara, passa nas Unidades de Saúde para buscar e transportar as gestantes até o local. Durante o trajeto, as pacientes são orientadas por uma profissional da saúde, recebem um lanche e ainda tem a possibilidade de levar um acompanhante. No COMESP elas recebem o atendimento especializado de quatro profissionais (enfermeiro, psicólogo, nutricionista e médico obstetra).

O COMESP é uma associação entre os 28 municípios da Região Metropolitana de Curitiba que possuem necessidades comuns entre si, e buscam assegurar ações e serviços de qualidade à sua população.

Auli Cardoso de Sousa, Coordenadora do Programa de Atenção as Gestantes, comenta que em média 96 mulheres de Piraquara, recebem atendimento no COMESP mensalmente. Após o tratamento, elas retornam para o acompanhamento na Unidade de Saúde de referência.

Programa de Atenção Materno-Infantil
O atendimento para as gestantes consideradas de médio risco é um dos serviços ofertados pela Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Atenção Materno-Infantil. Ainda existe o atendimento para as grávidas de Risco Habitual e Alto Risco. Descoberta a gravidez, procure a unidade de saúde mais próxima e faça o pré-natal regularmente.

Assista o vídeo

Tags:piraquara, SAÚDE
Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: