CULTURA, ESPORTE E LAZER - Publicado em: 07/10/2019

Festival Nacional de Contadores de Histórias acontece nos dias 10 e 11 de outubro em Piraquara

Nos dias 10 e 11 de outubro, acontece em Piraquara o Festival Nacional de Contadores de Histórias, o evento será realizado no Centro da Juventude - CJ e no Centro de Artes e Esportes Unificados - CEU.  Esta é uma ação do Governo do Estado do Paraná, através do investimento da Audi do Brasil e produção Executiva do Instituto Dom Miguel, integrando o projeto Cotidiano Leitor: a leitura nas cidades.

O Projeto Cotidiano Leitor realiza ações de contação de histórias, mediação de leitura, eventos literários, incentivo à produção literária, fomento à cadeia produtiva do livro, formação continuada para professores e gestores participantes com escritores de relevância nacional e internacional.

Confira a programação:

DIA 10/10 - Centro da Juventude

Sessões: 9h ás 10h e 10h30 ás 11h30

1. Leomir Bruch - Expedição Viramundo - PR Artesão da palavra e narrador de histórias mambembe. Leomir Bruch criou a Expedição Viramundo, um projeto de literatura itinerante. Em sua Kombi carregada de livros, viaja com histórias, rimas e cores, atuando como fomentador, formador e mediador de leitura.

2. Contação de História com a CIA do Tempo - Narradores Cênicos. O paulista Danilo Minharro e a pernambucana Kika Farias têm origens bem distintas e, ao mesmo tempo, muito semelhantes. Por isso, uniram suas histórias por meio da arte narrativa. Da escolha do repertório ao modo de se contar uma história, essa dupla é uma mistura de referências e sotaques.

3. Janaína Micheluzzi - Atriz e Mediadora de Leitura. Janaína realiza um trabalho poético e cheio de força e sensibilidade.

DIA 11/10 - CEU Guarituba

Sessões: 13h30 às 14h30 e 15h às 16h

1. Histórias com Carlitos - PR -  Carlos Moreira é ator, palhaço e contador de histórias. Atua como formador de professores na arte narrativa e na arte da palhaçaria. Desenvolveu o projeto Histórias com Carlitos em 2008, em Lisboa, unindo o universo circense e a contação de histórias.
2. Contação de História com a CIA dos Encantados - RJ - Narradores Cênicos. Ana Rosa é cantora e dançarina de ritmos da cultura popular. Wagner Luís Oliveira é historiador e pesquisador da cultura afro-brasileira. Juntos, eles são contadores de histórias pela Companhia dos Encantados, compartilhando narrativas brasileiras e africanas.
3. Contação de História com Fabi di Cezaro - Mediadora de Leitura e Contadora de História. Fabi realiza um trabalho com jovens do município.

Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: