Criado em 08/10/2021

Feriadou... O que fazer? Visite Piraquara!

Feriado à vista! Seja para descansar, curtir a natureza ou visitar as feirinhas e aproveitar a deliciosa gastronomia. Piraquara é o destino certo para estas opções e muito mais! Confira algumas dicas do que fazer neste feriado aqui no município.

Feira Villa do Colono – 09/10

A programação do feriado em Piraquara começa no sábado a tarde! A 1° Feira da Villa do Colono será realizada no dia, 09 de outubro, das 10h às 18h, na Rua Nova Tirol, 2523 - Capoeira dos Dinos. Na feira o visitante encontrará produtos provenientes da agricultura familiar como hortaliças, verduras, frutas, legumes, sucos, cosméticos e artesanato.

Em alusão ao dia das crianças, o evento também contará com um espaço kids com cama elástica, camarim para pintura de rosto, tobogã inflável, tiro de arco e flecha, música ao vivo e almoço gastronômico.
Devido a pandemia do coronavírus, o uso de máscara é obrigatório.

Feira do Centro Histórico – 10/10

No domingo, dia 10 de outubro, ocorre a 3ª Feira do Centro Histórico de Piraquara que terá como tema o Dia das Crianças. O evento contará com programação diferenciada incluindo a participação do Palhaço Alecrim, feirantes fantasiados, exposição de carros antigos do Clube Piraquara Automóvel, distribuição de balas e pirulitos para a criançada, entre outras atrações.

Serão mais de 60 feirantes com diversificadas opções de gastronomia, artesanato, antiguidades e muito mais. A novidade desta terceira edição é o horário estendido, das 10h às 18h. O local de realização da feira é a Rua Coronel Manoel Alves Cordeiro, no Centro Histórico de Piraquara.

Parque das Águas Jacob Simião

Localizado na Região Central de Piraquara, o Parque das Águas Jacob Simião é uma ótima opção de lazer para toda a família. No espaço você poderá apreciar lagos, vertedouros, decks, bosque.

Pode se exercitar na pista de caminhada ou na academia ao ar livre e levar as crianças no playgroud infantil e para observar os animais que vivem ali. O parque é aberto de segunda à domingo, das 7h às 20h.

Morro do Canal

O Morro do Canal com 1.373 metros acima do nível do mar, faz parte do Parque Estadual do Marumbi. A trilha para subida possui nível de dificuldade média e leva cerca de 2 horas. Na chegada ao topo, o visual é recompensador, com vista panorâmica de Paranaguá e Antonina (no lado do Litoral) e das barragens Piraquara I e II. 

A subida ao morro é gratuita, a taxa cobrada no local é a de estacionamento paga diretamente ao proprietário da área localizada aos pés do Morro. A estrutura conta com estacionamento, banheiros, lanchonete, pousada e café colonial. No mesmo ponto de acesso ao Morro do Canal o visitante também tem a possibilidade de acesso ao Morro do Vigia e a Torre Amarela, podendo realizar a travessia passando pelos três morros (duração estimada de 6 horas).

Centro Histórico de Piraquara

No Centro Histórico de Piraquara, os visitantes podem apreciar a arquitetura, prédios históricos, como a Casa da Memória e a Igreja Matriz, além da linha férrea, que marca o desenvolvimento da nossa cidade.

Outro atrativo, inaugurado recentemente na região, é o letreiro turístico, estilizado com os elementos característicos do município.
Na região, há ainda, opções de gastronomia local para almoço ou café colonial.

Estrada Nova Tirol - “Caminho Trentino”

A estrada histórica, conhecida popularmente como “Caminho Trentino” é pavimentada em paralelepípedos e leva o visitante para a Colônia Santa Maria. Ao longo do caminho é possível apreciar a natureza exuberante. O ponto alto é a ponte que cruza a Barragem Piraquara II, nela o visitante pode admirar a linda paisagem da Serra do Mar cercado por água dos dois lados.

Colônia Santa Maria do Novo Tirol

A Colônia Santa Maria do Novo Tirol foi fundada em 1878, quando 59 famílias oriundas da Província de Trento, na Itália, chegaram a Piraquara. O conjunto arquitetônico da Colônia Santa Maria é formado pela Igreja Nossa Senhora Assunção, o Memorial da Imigração Italiana, o Cemitério da Colônia, o Parque Trentino e os casebres coloniais. Muitos de seus descendentes trentinos ainda lá residem, mantendo suas tradições. Além dos costumes, sabores e tradições da sua terra natal, os trentinos trouxeram com eles a imagem de Nossa Senhora da Assunção, atual padroeira da Igreja da Colônia.

Cicloturismo

As opções de roteiros temáticos levam a locais que preservam a história dos povos e de sua colonização, circuitos bem sinalizados proporcionam ao ciclista contato com a natureza e infraestrutura adequada. As Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu surgiram em 2019 da parceria entre os municípios de Piraquara, Pinhais e Quatro Barras no intuito de oferecer maior estrutura ao cicloturista, seja ele iniciante ou experiente. Os roteiros são divididos em rotas temáticas e passam pelos principais pontos turísticos do município, como Morro do Canal, Parque das Águas, Barragens, Igrejas e Centro Histórico.

Gastronomia

No Centro Histórico ou na Área Rural o visitante pode encontrar diversas opções de gastronomia. Desde comida campeira servida no fogão à lenha até elaborados pratos com truta cultivada na região. Confira todas as opções no Inventário Turístico Municipal na aba “Gastronomia” ou acesse o Mapa Turístico Digital para visualizar os empreendimentos. https://bit.ly/3yIm2vt

 

Acesse mais informações no site www.piraquara.pr.gov.br/turismo

Tags:piraquara, pr
Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: