Feirão de orgânicos, aquapônicos e coloniais movimentou a Villa do Colono

No último sábado (08) o “Feirão da Villa”, evento específico para a venda de produtos Orgânicos, Aquapônicos e Coloniais, movimentou a Villa do Colono em Piraquara. Aproximadamente 250 visitantes passaram pelo local e aproveitaram a variedade de itens oriundos diretamente do produtor, além do Prato Trentino, servido durante o almoço. Pela manhã e à tarde, eles ainda puderam saborear queijos, tortas, pães e geleias no café colonial.

A ideia de se fazer um feirão surgiu pelo interesse de aproximar a população da atividade produtiva do Villa do Colono, e torná-la mais conhecida da população. O sucesso da primeira edição, que ampliou consideravelmente a venda de produtos, esgotou os produtos orgânicos e aquapônicos e resultou na comercialização de mais de 120 refeições, fez com que o os organizadores instituíssem semanalmente o evento.  

A partir de agora, a comunidade e os visitantes de Piraquara terão como opção aos sábados o “Feirão da Villa”. A ideia é fomentar o turismo local, valorizar e gerar renda para os produtores locais, além de disponibilizar um espaço amplo, limpo e organizado no caminho de pontos turísticos do município como o Parque Trentino, a Capela Nossa Senhora da Assunção, o mirante da barragem do Cayuguava e o Morro do Canal.

O feirão acontecerá no quiosque onde está instalado o Armazém e Restaurante Villa do Colono.

Visita na adega da vinícola

Além da variedade de produtos, almoço típico, o “Feirão da Villa” reserva uma atração à parte. Os visitantes podem conhecer, acompanhados por um guia, a adega da vinícola, que está instalada no subterrâneo da edificação que reserva, além das garrafas de vinho, as condições de temperatura e umidade ideais à maturação da bebida.

CONFIRA AS FOTOS

Villa do Colono

A Villa do Colono é formada por pequenas unidades agro artesanais capacitadas à produção agroindustrial, e é administrada pela Cooperativa de Processamento de Alimentos e Agricultura Solidária de Piraquara (COPASOL Trentina) com anuência da Associação Agroecologica e Turística de Piraquara – Trento Transforma. Atualmente, a gama de produtos é composta por queijos, leite, vinhos, destilados, geleias, compotas, doces, linguiças, pães e bolos.

Tudo é comercializado no quiosque onde está instalado o Armazém e Restaurante Villa do Colono. Assim, de terça a domingo, das 8hs às 18hs, além da venda dos itens mencionados, almoço e café colonial são servidos no complexo que também funciona como saguão de eventos.

A Villa do Colono fica na Estrada Nova Tirol, 2523, Capoeira dos Dinos; e também comercializa produtos de outras cooperativas da rede COPASOL, como exemplos, fubá, açúcar mascavo, feijão orgânico e farinha de trigo integral.

 


Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: