DEFESA CIVIL - Publicado em: 05/09/2019

Defesa Civil de Piraquara participou de curso de capacitação

A Defesa Civil de Piraquara participou nos dias 28 e 29 de agosto, de um Curso de Capacitação para Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil organizado pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil - CEDEC, em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil - SEDEC. O evento foi realizado na sede da Defesa Civil Estadual localizado no Palácio das Araucárias.

A capacitação foi direcionada principalmente às cidades afetadas recentemente por desastres, e contou com a participação de 25 municípios. Entre os assuntos abordados no curso estão o planejamento municipal em relação à redução de riscos e desastres e foram discutidas atividades fundamentais como: vistorias, mapeamentos, elaboração de Plano de Contingência, execução de simulados, ações de monitoramento e alertas, além de noções sobre os sistemas informatizados de Defesa Civil.

Para a Agente da Defesa Civil de Piraquara, Ester Goulart, "É muito importante participarmos de capacitações para aumentar o conhecimento da equipe e dos colaboradores a fim de adquirir novas habilidades e melhorar o desempenho em suas funções nos momentos de ocorrência, fazendo com que a população atingida tenha uma resposta mais rápida e que os danos sejam minimizados", destacou Ester.

A Defesa Civil atua em situações de emergência e desastres no âmbito municipal, conta com a participação da comunidade na defesa da própria comunidade. É um conjunto de medidas permanentes com o objetivo de evitar, prevenir ou minimizar as consequências de acontecimentos desastrosos, socorrer e assistir as populações atingidas, preservando sua moral, limitando os riscos de perdas materiais e restabelecendo o bem-estar social.

Confira as fotos


Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: