CULTURA, ESPORTE E LAZER - Publicado em: 22/11/2018

Centro de Artes e Esportes Unificados recebeu espetáculo "Irmãos Zulu"

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) recebeu na manhã de terça-feira (20) a Companhia de Teatro Karagozwk, que apresentou a peça "Irmãos Zulu". A ação foi promovida pela Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Piraquara (SMCEL). "Irmãos Zulu" é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC).

O espetáculo já foi exibido em várias cidades do Paraná e em todas as regionais de Curitiba. Montada pela primeira vez em 2013, a obra é uma adaptação do texto original do escritor Rogério Andrade Barbosa. A apresentação também já esteve em três edições no FIS - Festival Internacional de Teatro de Sombras. O título da obra refere-se a uma lenda folclórica do povo Zulu, da África do Sul, contada com narrações e técnicas do teatro de sombras. Tudo acontece pelas vozes e mãos dos atores Marcelo Andrade dos Santos e Daniele Madrid.

"Irmãos Zulu" conta a história de três irmãos que viviam num reino distante, na África. Os mais velhos - fortes e ambiciosos - saem em busca de fortuna. O mais novo se chama Malandela. Quando o jovem percebe a demora na volta dos irmãos, sai para encontrá-los. Ao se reunirem, acabam passando por situações nas quais, para sobreviver, precisariam vencer provas à fibra moral e o respeito pela natureza.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Criado em 2003 como uma efeméride incluída no calendário escolar, inicialmente, mais tarde foi oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data é feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro por meio de decretos estaduais.

Texto da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer

Confira as fotos


Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: