SAÚDE - Publicado em: 04/11/2019

Caminhada Piraquara Rosa encerra as atividades do mês de Prevenção ao Câncer de Mama

A Caminhada Piraquara Rosa, realizada no dia 31 de outubro, marcou o encerramento das atividades voltadas à prevenção ao Câncer de Mama e a Saúde da Mulher, realizadas durante todo o mês de outubro. As ações foram promovidas pela Prefeitura de Piraquara em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher - CMDDM.

A concentração da caminhada ocorreu em frente à Prefeitura, onde os participantes realizaram alongamento e em seguida se dirigiram ao Parque das Águas Jacob Simião, onde foram recebidos com uma mesa de frutas e participaram da atividade dança circular.

O evento reuniu cerca de 200 pessoas de várias idades, que usaram roupas rosa, apoiando a causa. A Fanfarra Guardiões do Rei deu o ritmo para os participantes, grupo da melhor idade, servidores municipais de diferentes secretarias e a comunidade como um todo.

A atividade é um marco na cidade de Piraquara é foi instituída no ano de 2013, com o objetivo socializar informações sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, por meio do envolvimento do poder público, voluntários, entidades afins, profissionais de saúde, instituições de ensino e a população.

Confira as atividades realizadas no mês de Outubro

Unidade Móvel Sesc Mulher - Disponível até 12 de novembro

A Unidade Móvel do SESC Saúde possui estrutura para realizar exames citopatologicos, mamógrafo digital e equipamentos para ações de educação. A unidade permanecerá em Piraquara até o dia 12 de novembro. As mulheres interessadas poderão fazer os agendamentos diretamente no local, munidas das cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência e Cartão SUS.

Agendamento de Mamografia e Exame Preventivo

Em diversos pontos da cidade, como comércios, terminal de ônibus e área central, as equipes realizaram agendamento de exames para a população.

I Encontro da Mulher e da Gestante

O I Encontro da Mulher e da Gestante de Piraquara aconteceu no sábado, 05 de outubro, no estacionamento da Regional do Guarituba. Ofertando testes rápidos, auriculoterapia, meditação, shantala, agendamentos de mamografia e exames preventivos, orientações de amamentação e saúde bucal, vacinação, cuidados com a mente, saúde do idoso, serviços da beleza e atendimentos para pessoas em situação de violência doméstica.

Dia D

Todas as unidades de Saúde estiveram abertas, no sábado dia 05 de outubro, das 08h às 13h para a realização de exame preventivo e agendamento de mamografia.

Caminhada Noturna Rosa

No sábado, 12 de outubro, ocorreu a Caminhada Noturna Rosa incentivando uma vida saudável em alusão a Campanha Piraquara Rosa.

Palestras e Coleta de Exames

As palestras foram realizadas em datas diversas, em locais públicos, escolas e empresas, para a conscientização da população.  

I Seminário da Mulher Empreendedora

Na quinta-feira, 24 de outubro, aconteceu o I Seminário da Mulher Empreendedora na Regional do Guarituba, o objetivo da ação foi de fomentar o desenvolvimento empresarial das mulheres piraquarenses e reforçar a importância da prevenção ao câncer de mama e colo de útero.

Pedalando e Conhecendo Piraquara

No dia 27 de outubro, ocorreu o Pedalando e Conhecendo Piraquara, edição especial alusiva a Campanha Piraquara Rosa.

Confira as fotos


Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: