CULTURA, ESPORTE E LAZER - Publicado em: 19/12/2017

Alunos do Centro da Juventude e Cisa participaram de torneio promovido pela Fundação Real Madrid

Sonho de se tornar jogador de futebol e defender um grande clube europeu. Foi esse o sentimento vivido por 24 crianças, integrantes da escolinha do Centro da Juventude e do Cisa Macedo, que na última semana estiveram no 1° Torneio Sócio Esportivo da Fundação Real Madrid no Brasil. Com duração de seis dias (11 a 16 de dezembro) eles participaram de treinamentos de futebol de alta performance com acompanhamento e jogos entre as categorias de 08 a 13 anos.

Realizado pela primeira vez em Curitiba, o torneio foi promovido pela Fundação Real Madrid com o objetivo de aprimorar a qualidade técnica e ao mesmo tempo passar valores educacionais aos participantes. Os treinamentos foram comandados no Estádio Janguito Malucelli, em Curitiba, pelos técnicos espanhóis Alejandro Díaz, Javier Torres Garcia e Jesús Palencia que passaram um pouco da metodologia de treinamento do Real Madrid aos participantes.

A participação das crianças de Piraquara foi viabilizada por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Coordenadora do Centro da Juventude, Daiana Brudeck Artigas. “Os meninos comentaram sobre o torneio, mas cada inscrição custava R$ 1.300. Então entramos em contato com os organizadores, explicamos o caráter social das escolinhas oferecidas pelo município e fomos agraciados com a participação gratuita deles”, explicou Daiana.

Cada participante recebeu um “Sport kit” composto por mochila, dois uniformes completos (camisa, short e meião), boné, squeeze, pôster, caderno de apresentação das Clinics 2017 e jogo de pulseiras de identificação. A Prefeitura disponibilizou o transporte durante toda a semana de treinamentos e jogos, lanches, além dos professores que acompanharam as crianças.

De acordo com Daiana, a participação no evento promovido por um clube conhecido mundialmente foi uma experiência inesquecível para os atletas. “Contribuiu para a formação deles por meio da integração social, aspectos culturais ligados ao esporte espetáculo, promoção de igualdade, transformação de educação em valores e o mais importante, eles observaram que o esforço cria oportunidades para um futuro melhor”, finalizou.

Ao final do torneio, todos receberam medalhas e certificado do evento, e dois dos atletas de Piraquara, Ana Luísa Oberger Cavanhi ( Cisa Macedo) e Cauan Gabriel Cardozo de Souza (Centro da Juventude) foram premiados com o troféu de Fair Play.

Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: