- Publicado em: 02/07/2019

1º Forúm de Saúde Mental de Piraquara reuniu aproximadamente 200 pessoas na ultima sexta-feira

Na ultima sexta-feira, 28 de junho, aconteceu o 1º Fórum de Saúde Mental de Piraquara, com o tema "A Saúde Mental como direito: Caminhos para tecer uma rede de cuidados". O evento realizado no Auditório do Complexo Administrativo Vila da Cidadania reuniu cerca de 200 pessoas para discutir práticas e perspectivas voltadas a integralidade do cuidado e humanização do atendimento em saúde mental.

A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e organizada pela Coordenadora de Saúde Mental do município, Léia Hidemi Noguti e pela terapeuta ocupacional do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Tamires Santos. A realização teve parceria com as equipes do CAPS e com os alunos de terapia ocupacional da Universidade Federal do Paraná - UFPR.

O evento teve programação durante todo o dia. No período da manhã, o Grupo Batuque, do CAPS-AD, realizou uma apresentação. As palestras foram ministradas pelos professores da UFPR, a primeira pelo médico psiquiatra Deivisson Vianna Dantas dos Santos, com a temática "Articulação de rede e estratégias para o cuidado em saúde mental" e a segunda pela terapeuta ocupacional Maria Regina Célia Titotto Castanharo com o tema "Saúde mental infanto-juvenil e os estigmas do diagnóstico".

No período da tarde o Grupo Movimente-se do CAPS II, realizou uma apresentação artística de dança, além de dinâmicas sobre o bullying e depressão, para sensibilizar a população acerca das temáticas. Em seguida ocorreram as vivências de práticas integrativas em saúde: hipnose, auriculoterapia, reiki, terapia floral, meditação e relaxamento, terapia comunitária integrativa e automassagem, todas reconhecidas atualmente como procedimentos do SUS.

As ações práticas foram conduzidas por profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - NASF AB, residentes do Programa da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFPR e por profissionais, acadêmicos e professores do Programa de Educação Tutorial Saúde - Interprofissionalidade.

Entre os participantes estavam profissionais de vários equipamentos do município, estudantes acadêmicos, usuários do serviço de saúde mental e seus familiares, servidores municipais e equipes de outros municípios, tais como: Curitiba, Lapa, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Quatro Barras, Pinhais, Colombo, Rio Negro, Palmeiras, Contenda, Almirante Tamandaré e Agudos do Sul.

Confira as fotos: