CULTURA, ESPORTE E LAZER - Publicado em: 08/07/2019

1ª Caminhada Cata-Pinhão reuniu amantes da natureza em Piraquara

A baixa temperatura, perto de zero grau, não foi empecilho para os participantes da 1ª Caminhada Cata-Pinhão, que aconteceu no último domingo, 07 de julho, em Piraquara. Adultos, crianças e melhor idade aproveitaram a manhã gelada e se divertiram nas trilhas, dentro das matas de araucárias.

O evento organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte Lazer, teve como objetivo incentivar a prática de atividades físicas com viés ecológico. Além dos Piraquarenses, moradores das cidades de Curitiba, Colombo e Pinhais também participaram da atividade. A concentração foi no estacionamento da Prefeitura de Piraquara, de onde saíram em direção ao Sítio Dona Helena, na região rural do município.

O trajeto de aproximadamente seis quilômetros, contou com bastante entusiasmo dos "catadores de pinhão", que estavam atentos em busca da semente de araucária. Cerca de 20 quilos de pinhão foram apanhados. Na ação, apenas as sementes que estavam caídas poderiam ser recolhidas, não sendo permitida a derrubada de pinhas.

Ao final da caminhada, o pinhão colhido foi assado em uma "sapecada", tradicional método de preparo da iguaria. Para encerrar as atividades, mudas de araucária foram plantadas e os participantes receberam informações sobre a importância do cuidado com a natureza.


Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: